Pular para o Conteúdo Principal

Sobre o Curso

Habilitação: Bacharelado.

O currículo de Engenharia Agrícola combina disciplinas de diferentes ciências e engenharias em um mesmo curso. O(a) futuro(a) engenheiro(a) agrícola recebe uma formação que tem como base as ciências exatas, – fundamentalmente os recursos da física e da matemática, assim como das engenharias tradicionais, – aliados às disciplinas com ênfase nas áreas social, econômica e ambiental.

Portanto é fundamental que, ao optar por Engenharia Agrícola, o interessado esteja preparado para ter uma formação plena como engenheiro. Isto significa estudar, nos dois primeiros anos, disciplinas comuns a outros cursos de engenharia, como física, matemática e química, além de disciplinas de introdução ao processamento de dados e técnicas de planejamento, entre outras.

A partir do terceiro semestre, o aluno irá aprofundar seus conhecimentos em disciplinas específicas da área de engenharia agrícola, tais como: resistência dos materiais, fundamentos do cálculo estrutural, hidráulica geral, hidrologia, processamento e interpretação de imagens, laboratório de máquinas agrícolas, barragens e obras de terra, sistemas de irrigação e drenagem, armazenamento e conservação de produtos agrícolas, saneamento rural e formação e desenvolvimento da agricultura brasileira.

O curso de Engenharia Agrícola tem se inovado constantemente, por meio da renovação do parque de equipamentos utilizados em aulas práticas, como drones e equipamentos não destrutivos para a qualidade dos materiais, como por exemplo, ultrassom, eletrômetro e equipamentos de automação e controle de processos industriais e agroindustriais.

Informações Rápidas

  • Área: Ciências Agrárias
  • Campus: Campinas
  • Endereço: FEAGRI - Faculdade de Engenharia Agrícola
  • Modalidade: Presencial
  • Turno: Integral
  • C/V: 5,6 (1ª fase) / 4,05 (2ª fase)