Sistemas de Informação
Oferecido por Universidade Estadual Paulista
Sobre o Curso
Habilitação - Bacharelado.
O Bacharel em Sistemas de Informação (SI) tem como principal desafio estruturar e administrar os complexos fluxos de informação em diversos contextos organizacionais. O profissional de informática é capacitado para criar, adaptar e desenvolver sistemas que atendam às necessidades de empresas e entidades públicas, otimizando suas atividades através da organização e facilitação do acesso a redes e bases de dados. Ele planeja, organiza, processa, armazena e recupera informações, disponibilizando-as às organizações com o uso de tecnologias modernas. Sua expertise em gerenciar bancos de dados, tanto internos quanto na internet, o torna requisitado em todos os tipos de empresas, sejam elas públicas ou privadas. Grandes empregadoras incluem empresas de tecnologia como IBM, Microsoft e Google, além de e-commerces, bancos e universidades.
Habilidades e Áreas de Formação
O estudante de SI será habilitado a atuar nas áreas de análise, programação, implementação e gerenciamento de sistemas. O curso é dividido em quatro áreas de formação: Básica, Tecnológica, Complementar e Humanística e Suplementar. A área Básica abrange disciplinas fundamentais em Computação, Matemática e SI, como algoritmos, estruturas de dados, arquitetura de computadores, cálculo diferencial, geometria analítica e administração de empresas. A área Tecnológica foca nas tecnologias da informação e sua aplicação em sistemas, incluindo engenharia de software, bancos de dados, inteligência artificial, sistemas operacionais, estratégias e segurança em SI, gestão de projetos e gestão de TI. A formação complementar visa preparar o profissional para interagir com outras áreas, enquanto a formação humanística oferece a base teórica para a discussão da dimensão humana dos sistemas de informação. A formação suplementar complementa as disciplinas do curso, com destaque para empreendedorismo.
Oportunidades e Infraestrutura do Curso
O aumento no volume de dados impulsiona novas oportunidades para especialistas em Sistemas de Informação. A graduação conta com uma infraestrutura robusta, incluindo cinco laboratórios didáticos e cinco laboratórios de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Reconhecimento de Padrões e Biometria (Recogna), Tecnologia da Informação Aplicada (LTIA), Sistemas Adaptativos e Computação Inteligente (SACI), Interfaces e Visualização (LIV) e Instrumentação Inteligente (LII). O projeto pedagógico foi atualizado em 2023 para refletir as mudanças na área, incorporando atividades curriculares de extensão. Estas atividades, que incluem programas, projetos, eventos, cursos e oficinas, visam promover a interação dos alunos com a comunidade e o mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico, social, cultural, econômico e sustentável.
Experiências Extracurriculares e Desenvolvimento Profissional
Além das atividades no campus, o curso incentiva os alunos a buscarem experiências enriquecedoras. Isso inclui a possibilidade de intercâmbios no exterior, o desenvolvimento de projetos de iniciação científica, a participação em competições científicas nacionais e internacionais, e a realização de estágios em empresas. Essas vivências são fundamentais para a formação completa do profissional, preparando-o para os desafios e as constantes inovações do campo de Sistemas de Informação.
Informações Rápidas
- Área: Ciências Exatas e da Terra
- Campus: Bauru
- Modalidade: Presencial